bannertopo

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ANTENA ESPORTIVA: O futebol, na copa das confederações, é o que menos importa

Por Guilherme Frossard

"Torço pra que todos os vexames que tiverem que acontecer aconteçam na Copa das Confederações, pra que providências sejam tomadas a tempo de termos uma boa Copa do Mundo e torço pra que tudo ocorra bem em 2014"

Técnico Luiz Felipe Scolari anunciou seleção e real preparação do Brasil para a Copa é questionável
No último dia 14, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou a lista de jogadores convocados para defender a seleção brasileira na próxima Copa das Confederações. O torneio começa daqui a menos de um mês e é o principal evento teste para a Copa do Mundo de 2014, que será como todos sabem, no Brasil.
O mais falado em relação a isso é a lista em si. O nome dos jogadores que vão vestir a amarelinha, a possível escalação da equipe nos confrontos que virão, os atletas que eram esperados por todos no elenco canarinho e ficaram de fora, assuntos relacionados ao que vai acontecer dentro das quatro linhas. Enfim, o que é legal de discutir, o que o brasileiro gosta de falar e o que eu também gostaria de tratar. Acontece que é impossível fechar os olhos para a realidade que se apresenta e falar apenas de futebol. A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta, ficando atrás apenas das Olimpíadas, que é válido lembrar, também teremos no Brasil, no Rio, em 2016.
A estrutura necessária para um país pequeno receber um evento desse porte já é gigante. Para um país do tamanho do Brasil, de dimensões continentais, é ainda maior. A dias do evento teste, a Copa das Confederações, o país não teve ainda grandes evoluções estruturais. Vários aeroportos de cidades que serão sede de jogos ainda não têm estrutura pra receber o fluxo de voos que há em uma Copa do Mundo. Várias dessas cidades também não têm hotéis suficientes pra receber o número de turistas que virão ao Brasil, não tem profissionais que vão lidar com esses turistas capazes de se comunicarem com eles em língua estrangeira, não tem boas condições de trânsito para que não haja caos no transporte, etc. Se for pra falar o que o Brasil ainda não tem pronto para a Copa, vou usar, no mínimo, umas três laudas só pra tratar disso.
País sedia copa do Mundo em 2014 e 

Ouço, por incrível que pareça, comentários do tipo: "Turista que vem ao Brasil quer ver mulher bonita, samba e carnaval, e nisso a gente não decepciona". Vamos, por favor, deixar de tolice, e entender que turista vai achar graça na mulata com curvas admiráveis dançando samba na esquina desde que ele chegue ao país sem problemas, desça no aeroporto de forma tranquila, pegue um taxi onde o taxista consiga se comunicar com ele e cobre o preço justo para levá-lo ao seu hotel e tenha um quarto no hotel que ofereça os recursos que deseja, com o nível de exigência que tem. Além disso, que tenha segurança desde o momento da chegada até o momento em que vai embora, coisa que nem nós temos.
Caso o mínimo, o necessário, o essencial não aconteça, o turista não vai nem perceber a mulata dançando na esquina, o samba tocando alto na beira da praia, ele vai sair do Brasil reclamando e propagando uma péssima imagem de um país desorganizado e desestruturado, que é, na verdade, nossa realidade.
      Torço por duas coisas. Torço pra que todos os vexames que tiverem que acontecer aconteçam na Copa das Confederações, pra que providências sejam tomadas a tempo de termos uma boa Copa do Mundo e torço pra que tudo ocorra bem em 2014. Não pra vermos os gringos saírem do Brasil rindo e falando que aqui é o melhor lugar do mundo, mas sim para que haja um legado para o nosso povo. Se a Copa do Mundo for um sucesso, significa que o país evoluiu em praticamente todos os aspectos, e que a população vai se aproveitar disso no futuro. É ela, é o povo brasileiro, que merece mais carinho, merece resultado, merece entender aonde os bilhões e bilhões que gasta em impostos desde muito tempo foram gastos.



Nenhum comentário:

Facebook